Trânsito e Mobilidade

MUNICIPALIZAÇÃO DO TRÂNSITO

Esta ação importante e inédita foi possível na atual gestão com a estruturação da Superintendência de Trânsito e Mobilidade (STM), com as nomeações do Superintendente e do Gerente de Trânsito, dos membros da Junta Administrativa de Recursos de Infração (JARI), dos membros do Fundo Municipal de Trânsito e Transportes (FMTT), e atualização da municipalização do trânsito do município junto ao Conselho Estadual de Trânsito (Cetran) e ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

IMPLANTAÇÃO DA ZONA AZUL

Encarando um problema crítico de estacionamento e circulação nas ruas e avenidas do Centro da cidade, foi implantado, após estudo técnico, o estacionamento rotativo Zona Azul. Adotado por centros urbanos de médio e grande porte, o sistema democratizou o acesso do espaço público, dando mais fluidez e organização ao trânsito.

REGULARIZAÇÃO DO TRANSPORTE ESCOLAR PRIVADO

Após ouvir a classe dos motoristas do transporte escolar privado, foi proposto um projeto de Lei para regularização do serviço. Aprovado recentemente pela Câmara dos Vereadores, esta lei servirá para dar maior organização ao sistema de transporte e segurança para os usuários.

RECADASTRAMENTO DOS TÁXIS E ORGANIZAÇÃO DOS PONTOS

Visando uma maior organização do serviço de táxi municipal, foi publicada a portaria nº 02/2018 para regulamentar os pontos urbanos e as respectivas quantidades de vagas em Irecê. Com a ação, criou-se limites para o sistema de táxi e para novos pontos e permissionários, ficando também oficializados os já existentes.

ORGANIZAÇÃO DOS MOTOTAXISTAS

Com o objetivo de dar mais segurança aos passageiros e acabar com a clandestinidade no serviço, com a proposição e aprovação da Lei 1066/2017, deu-se início ao credenciamento dos mototaxistas interessados em prestar o serviço de transporte de passageiros, respeitando e dando prioridade aos já existentes. Atualmente temos em torno de 700 mototaxistas credenciados e com alvará 2020 em mãos.

PARCERIA COM O CICOM/PM

Dezenas de novas câmeras foram instaladas na cidade, interligadas ao CICOM/PM, dando apoio à STM nas ações de organização, denúncias, acidentes e fiscalização. Com isso, os usuários do trânsito podem fazer suas denúncias e solicitações de apoio dos agentes de trânsito, o que possibilitou um melhor atendimento às demandas.

CONCURSO PÚBLICO PARA AGENTE DE TRÂNSITO

O corpo de fiscalização de trânsito municipal, por força de lei, necessariamente deve ser composto por funcionários concursados. Dessa forma foi realizado o concurso para seis agentes de trânsito e quatro de cadastro reserva, que posteriormente foram chamados completando o quadro máximo de 10 agentes, que receberam treinamento e vêm atuando na promoção de ações educativas e de fiscalização, proporcionando mais organização e segurança nas vias públicas.

REORDENAMENTO DO TRÂNSITO NAS VIAS

Após realização de estudos, foram realizadas diversas mudanças nas vias do município, a exemplo de alteração de sentidos, estacionamentos, além de proibições e permissões, o que trouxe mais fluidez, segurança e organização ao trânsito.

APOIO NAS BARREIRAS SANITÁRIAS E AÇÕES CONTRA A PANDEMIA

Desde o início da pandemia da Covid-19, quando a Prefeitura iniciou a ação das barreiras sanitárias nas entradas da cidade, a STM se fez presente, garantindo a segurança dos profissionais e organizando os veículos para a checagem de Saúde. A STM também atuou em ações de distribuição de máscaras para os mototaxistas e taxistas, dialogando sobre os riscos e cuidados.

  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • YouTube

© 2020 por PGP Irecê