Social

PROMAE

Para apoiar os estudantes universitários de Irecê que moram em outras cidades e estados, foi criado o Programa Municipal de Assistência Estudantil - Promae, ação inédita e de grande importância, que oferece suporte financeiro com bolsas de até R$ 300,00, o que vem fazendo a diferença no dia a dia de quem precisa estudar fora. O programa, que foi iniciado em março de 2018, já auxiliou 150 estudantes universitários do município, sendo um dos maiores programas dessa categoria no Estado, com um investimento de cerca de R$ 1 milhão.

PROGRAMA MINHA CASA LEGAL

 

Baseado na Lei 13.465 /17, o Programa Municipal Minha Casa Legal, foi criado e instituído através da Secretaria da Fazenda, e tem o objetivo social de dar segurança de posse aos proprietários de imóveis da nossa cidade com a entrega da escritura das suas casas, de forma gratuita. A primeira etapa está em execução e beneficia mais de 2 mil famílias de 13 bairros: Vila Esperança, Nobelino Dourado, Silva Pereira, Lot. Fernandes, Lagoa de Tió, Baixão de Sinésia, São Francisco, Novo Horizonte, Félix, Ginásio de Esportes, Paraíso, São José e Vila Agrícola.

AÇÕES PARA A MELHOR IDADE

 

Por meio CRAS, o Projeto Arte do Bem Viver foi reativado, com a formação de 16 grupos de idosos em bairros e povoados da nossa cidade. Dessa forma, grandes eventos são realizados para a integração da terceira idade, a exemplo do Arraiá, do Natal e da Micareta da Melhor Idade, proporcionando momentos de muita descontração e alegria. Além dos eventos, os idosos participam de passeios de lazer e encontros semanais, onde acontecem oficinas de artesanato e atividades físicas. Nesse momento de pandemia da Covid-19, com o objetivo colaborar e proporcionar atividade produtiva, foi idealizado dentro dos 16 grupos o Time do Bem, que já confeccionou mais de 110 mil máscaras e mais 10 mil capotes de proteção individual para doação.

BOLSA FAMÍLIA

 

Para garantir que as famílias que têm o direito recebam o benefício, alguns projetos foram colocados em prática ao longo desses mais de 3 anos, a exemplo do Bolsa Família no meu Bairro e Bolsa Família em Extensão, incluindo e regularizando os dados no Cadastro Único e levando informações sobre os demais serviços da Assistência Social. Além disso, o Projeto Sala de Espera vem acontecendo para aqueles que procuram a Secretaria. Nele, são passadas informações de cunho Social, a exemplo do mês de março, quando foram realizados bate-papos com as pessoas que aguardavam para serem atendidas, abordando os temas da violência contra as mulheres e seus direitos acerca desse assunto. 

CENTRO DE REFERÊNCIA DA MULHER

 

Irecê é a principal mantenedora do Centro de Referência da Mulher (CRM), órgão de caráter territorial que realiza atendimentos diversos ao público feminino com assessoria jurídica, social e psicológica para vítimas de assédio, abuso e agressão. Em três anos e meio, já foram realizados mais de 2 mil atendimentos, além da promoção de ações de cunho educativo para centenas de mulheres em palestras e campanhas, a exemplo do Março Mulher, promovendo o empoderamento feminino e políticas públicas de inclusão social e de promoção da igualdade de gênero.

PROGRAMA LEITE BOM

 

Iniciado em 2019, o Programa entrega 14 mil litros de leite por semana para crianças de 0 a 3 anos das creches municipais e do Programa Criança Feliz, e idosos do Projeto Arte do Bem Viver e da ABAI. Atualmente, a ação acontece nos bairros Ieda III, Baixão de Sinésia, Ginásio de Esportes, Loteamento Félix, Vida Bela, Paraíso, Fundação Bradesco e Novo Horizonte.

FORTALECENDO VÍNCULOS SOCIAIS

 

Por meio do Centro de Referência da Assistência Social – CRAS, cerca de 700 famílias são atendidas por ano, com pessoas de diversas idades participando de grupos de convivência e fortalecimento de vínculos, onde acontecem diversas oficinas, a exemplo de balé, artesanato, teatro, dança, capoeira, violão e outras atividades. Um dos destaques são os 16 grupos de idosos, do Projeto Arte do Bem Viver.

ATENDIMENTO SOCIAL ESPECIALIZADO

 

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) é onde são atendidas famílias e pessoas que estão em situação de risco social ou tiveram seus direitos violados, com atendimento social, jurídico e psicológico, já tendo atendido mais de 2 mil pessoas desde 2017.  Além do atendimento diário, o Creas também é responsável por importantes campanhas, a exemplo da semana de enfrentamento ao abuso e exploração sexual infantil, que acontece em maio, com a realização de atividades como oficinas, palestras, debates e passeatas. Funciona na Rua Rio Taquari, 168, Recanto das Árvores.

  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • YouTube

© 2020 por PGP Irecê