Saúde

ATENÇÃO BÁSICA

Irecê possui 22 Unidades Básicas de Saúde da Família (PSF’s) e 07 Unidades Satélites, além de 16 equipes de Saúde Bucal em funcionamento. Desde 2017 já foram realizadas 156.365 consultas médicas, 108.699 consultas de enfermagem, e 60.330 procedimentos odontológicos. 

VIGILÂNCIA SANITÁRIA

Desde 2017 foram inspecionados mais de 4 mil estabelecimentos, e emitidos 6.440 alvarás de serviços. Nesse período foram cadastrados mais de 500 novos estabelecimentos. 

CENTRO DE PARTO NORMAL É REFERÊNCIA EM TODA A REGIÃO

Voltado aos partos humanizados em gestantes de baixo risco, o Centro também realiza o acompanhamento puerperal e consulta de risco habitual. Sua equipe é composta de enfermeiros obstetras e técnicos de enfermagem, seguindo normas e rotinas da Organização Mundial da Saúde.

UPA 24H

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) faz parte da Rede de Atenção às Urgências. Desde 2017 foram realizados mais de 205 mil atendimentos de urgência em adultos e crianças.

TRATAMENTO FORA DE DOMICÍLIO

Desde 2017 o TFD vem realizando um serviço diferenciado no fornecimento de benefícios quando o paciente necessita de atendimento médico especializado em média e alta complexidade em outras localidades. Ao todo, já foram realizadas cerca de 3.500 viagens para a capital, com um atendimento humanizado, que encanta a todos que precisam.

CENTRO DE ESPECIALIDADES ODONTOLÓGICAS

O tratamento oferecido no CEO é uma continuidade do trabalho realizado pela rede de atenção básica, pelas equipes de saúde bucal. Já foram realizados cerca de 35 mil procedimentos, entre diagnóstico bucal, periodontia especializada, cirurgia oral menor dos tecidos moles e duros, endodontia, próteses e atendimento a portadores de necessidades especiais.

NÚCLEO DE APOIO À SAÚDE DA FAMÍLIA (NASF)

São 02 Núcleos de Apoio à Saúde da Família Tipo I em funcionamento no município, realizando ações coletivas com Grupos (Tabagismo, Hipertensão, Gestante, Idosos, Saúde do Trabalhador, Saúde Mental, Puericultura, Postura e Alongamento) e matriciamento nas Unidades de Saúde da Família. Os Núcleos são compostos por psicólogos, fisioterapeutas, assistentes sociais, farmacêuticos e nutricionistas. Até agora já foram realizados mais de 3.700 procedimentos, entre atividades em grupo e atendimento individuais nas unidades e domicílios.

MAIS DE 6 MIL CIRURGIAS NO HOSPITAL MUNICIPAL

Além de consultas com cirurgiões e anestesistas, o Hospital Municipal realiza, com recursos próprios, cirurgias de pequeno e de médio porte como laqueadura tubária, histerectomia, vasectomia, hemioplastia, hemorroidectomia, dentre outras, somando, até agora, mais de 6 mil pessoas beneficiadas.

ATENDIMENTOS EM 15 ESPECIALIDADES MÉDICAS

No Centro de Especialidades Médicas - CEM, pacientes contam com atendimentos e procedimentos especializados em Angiologia, Cardiologia, Clínica Médica, Coloproctologia, Dermatologia, Eletrocardiograma e Neuropediatria, dentre outros. Mais de 63 mil atendimentos foram realizados desde 2017.

SAMU/CENTRAL DE REGULAÇÃO DE URGÊNCIA(CRU)

Com o objetivo de atender vítimas em situação de urgência ou emergência, os serviços realizaram, desde 2017, mais de 100 mil atendimentos.

CASA DE SAÚDE

Buscando oferecer o melhor serviço possível aos usuários do Tratamento Fora de Domicílio (TFD), foi inaugurada em 2018 uma nova Casa de Saúde instalada em Salvador, oferecendo mais conforto e comodidade aos pacientes que precisam se deslocar à capital. A Casa de Saúde atende até 83 pessoas simultaneamente, entre pacientes e acompanhantes, em 37 apartamentos com suíte, com móveis novos. Já foram servidas mais de 170 mil refeições de qualidade e a Casa conta também com um veículo van, com motorista, para o transporte dos pacientes dentro de Salvador.

CENTRAL DE MARCAÇÃO DE EXAMES E PROCEDIMENTOS

A Central de Marcação de exames e procedimentos realiza agendamentos para a Rede Própria e serviços credenciados para atender as demandas advindas das Unidades Básicas de Saúde, de outros serviços da Rede e dos municípios por meio da PPI Estadual. Já foram realizados 260 mil consultas, exames e procedimentos.

VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA

Responsável pela promoção e proteção da Saúde com o controle, a eliminação ou a erradicação de doenças. Desde 2017 já foram inspecionados mais de 100 mil imóveis. Além disso, foram administradas 2.832 doses da vacina tríplice viral, e distribuídas 20.600 doses de vacinas da rotina para as 19 salas existentes no município.

CENTRO DE REFERÊNCIA DA SAÚDE DA MULHER

A Unidade oferece atendimentos em obstetrícia de alto risco e ginecologia encaminhados por outros setores da rede de Saúde municipal, principalmente dos PSF's. Entre os anos de 2017 e 2020, cerca de 14 mil atendimentos foram realizados.

ATENDIMENTOS EM FISIOTERAPIA

A Unidade de Fisioterapia oferece atendimentos ambulatoriais nas áreas motoras e neurológicas, bem como na reabilitação de traumas. Destaque também para a Escola de Postura, que é oferecida pela Unidade com encontros semanais que incluem alongamento, fortalecimento muscular e atividades educativas.

LABORATÓRIO

O Laboratório Municipal de Irecê funciona 24 horas por dia e fornece informações ao diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças, assim como ajuda no monitoramento de tratamentos dos pacientes da Rede Municipal de Saúde. Desde 2017 foram realizados cerca de 55 mil procedimentos no local.

CENTRO DE TESTAGEM E ACOMPANHAMENTO

Você sabia que é possível fazer testes gratuitos de HIV, sífilis, e hepatites B e C em Irecê? O setor responsável pelos serviços é o Centro de Testagem e Aconselhamento / Serviço de Atendimento Especializado (CTA/SAE), que realizam ações de diagnóstico e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis. Desde 2017 foram realizados cerca de 15 mil procedimentos, entre consultas médicas e testes rápidos.

  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • YouTube

© 2020 por PGP Irecê