Educação

04 ESCOLAS DE EDUCAÇÃO INTEGRAL E INTEGRADA

Com uma proposta pedagógica que visa uma formação integral do ser, agora Irecê conta com quatro escolas municipais de Educação Integral e Integrada, onde o aluno passa 8h por dia na escola, tornando mais rápido e eficiente o processo de aprendizagem. Dentre elas, estão as escolas Parque Ineny Nunes Dourado e a Tenente Wilson, na sede; foi implantada a primeira da modalidade no Campo, na Escola José Francisco Nunes, em Itapicuru; e, mais recentemente, também na Escola Anísio Teixeira, no povoado de Lagoa Nova.

FORTALECIMENTO DO CERMULT

 

O Centro de Referência Multidisciplinar de Educação Inclusiva atende aos alunos com Necessidades Educacionais Especiais da rede municipal, com o objetivo desenvolver e ampliar suas habilidades socioeducativas. Agora está funcionando em uma casa ampla, com piscina, onde são garantidos acompanhamentos em psicologia, psicopedagogia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, fisioterapia, neuropsicopedagogia, enfermagem, educação física, assistência social e intérprete de libras.

PRODUTOS ORGÂNICOS NA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR

 

De forma pioneira na região e em grande parte da Bahia e com o intuito de proporcionar uma alimentação ainda mais nutritiva e de qualidade, foi implantada a alimentação orgânica nas escolas municipais, benefício que está sendo ampliado, gradativamente, para toda todas as escolas da rede.

IMPLANTAÇÃO DA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO DO/NO CAMPO

 

Para garantir o direito do cidadão do Campo de ter uma educação contextualizada e de referência no local onde mora, desde 2017 foi implantada em Irecê a política de Educação do/no Campo, com um conjunto de ações que visam melhorar cada vez mais os processos educacionais voltados para a população da zona rural. Dessa forma, nenhuma escola do Campo é fechada, e sim fortalecida.

PRÊMIO PREFEITO EMPREENDEDOR

 

Em parceria com o Sebrae, foi implantado na Escola Municipal Luiz Viana Filho o JEPP - Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos, que levou município de Irecê a vencer o X Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor na categoria Empreendedorismo na Escola, com o projeto “Construir possibilidades para transformar”. O município também foi finalista da etapa nacional do mesmo prêmio.

PRÊMIO PREFEITO AMIGO DA CRIANÇA

 

Recentemente o município de Irecê foi contemplado com o prêmio “Prefeito Amigo da Criança”, iniciativa da Fundação Abrinq que visa mobilizar, engajar e apoiar tecnicamente os gestores públicos e suas equipes no planejamento e implementação de avanços na garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes. O prefeito Elmo Vaz foi um dos nove prefeitos em toda a Bahia a ter o reconhecimento.

INAUGURAÇÃO DA CRECHE SÍLVIA MENDES PEREIRA

 

Com a obra abandonada por mais de seis anos, a Creche do bairro Silva Pereira foi concluída, sendo agora mais um importante equipamento para a Educação Municipal colocado em funcionamento e beneficiando centenas de famílias.

FUNCIONAMENTO DA CRECHE ALICE

 

A Creche Professora Alice Cardoso Rocha, encontrada sem nenhuma infraestrutura para funcionamento, foi colocada em condições ideais para voltar à ativa, passando a beneficiar as famílias dos alunos da comunidade.

AMPLIAÇÃO DA CRECHE DEAN MOITINHO MENEZES

 

A fim de atender uma quantidade maior de alunos do bairro Loteamento Fernandes, a creche Dean Moitinho Menezes foi ampliada para este fim.

ENTREGA DA ESCOLA DE ITAPICURU

 

Em parceria com o Estado, com a implantação da proposta de Escola de Educação Integral e Integrada, a Escola Municipal do povoado de Itapicuru finalmente voltou a funcionar, passando a ser referência como a primeira Escola Integral do Campo em toda a região de Irecê.

ENTREGA DA QUADRA DA ESCOLA ACM

 

Mais uma obra que se encontrava paralisada, foi com grande alegria que a quadra poliesportiva coberta da Escola ACM finalmente foi concluída e entregue à comunidade escolar.

NOSSO IDEB EM CRESCIMENTO

 

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) é o indicador que mede a qualidade da educação nas escolas públicas de todo o Brasil. E o último ranking divulgado pelo Ministério da Educação demonstra que o trabalho rendeu frutos já no primeiro ano de gestão. Irecê alcançou a média de 5,5, contra 4,5 obtida em 2013, e se colocou entre as três melhores cidades da Bahia, dentre as 35 maiores do Estado. Com este resultado, Irecê já superou a média projetada para 2021.

AQUISIÇÃO DE MOBILIÁRIO PARA AS ESCOLAS

 

Ao imprimir um padrão de qualidade à educação de Irecê, proporcionando mais conforto aos nossos alunos e professores, recentemente foi adquirido novo mobiliário para todas as escolas da sede e do campo.

ENCONTROS LITERÁRIOS

 

A Educação em Irecê vai muito além do básico para a formação dos alunos da Rede Municipal. Prova disso são os Encontros Literários que acontecem a cada ano em uma praça da cidade, dialogando e chamando a atenção de toda a comunidade ireceense para a importância da leitura em suas várias linguagens, promovendo manifestações artísticas e culturais, além de contato com autores, editores e produtores literários.

FESTIVAL DE MÚSICA DE CALOUROS DE IRECÊ

 

No mesmo espaço do Encontro Literário, desde 2017, acontece o Festival de Música de Calouros de Irecê (Femuci), organizado pelo Núcleo de Cidadania do Adolescente de Irecê (Nuca), resgatando a arte musical local e revelando novos talentos da região.

PROGRAMA DE FORMAÇÃO DOS GESTORES ESCOLARES

 

O Programa ‘Encontrar Caminhos para Transformar’ foi implantado com o objetivo da troca de experiências e o aprofundamento de conhecimentos teóricos e práticos para o desenvolvimento pessoal e profissional das equipes gestoras das escolas municipais.

FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE TODA A REDE MUNICIPAL

 

Desde 2017 tem sido oferecida formação continuada para todos os professores da Rede Municipal, desde os da Educação Infantil, Ensino Fundamental até os da Educação de Jovens e Adultos.

AMPLIAÇÃO DA FROTA ESCOLAR

 

Foi realizada a remodelação das rotas de transporte escolar, aumentando em 50% a capacidade de atendimento aos alunos, com redução de custos em 50% na contratação do transporte terceirizado.

REFORMA DE ESCOLAS EM POVOADOS

 

Valorizando também as Escolas do Campo, foi realizada a requalificação de duas escolas quilombolas nos povoados de Lagoa Nova e Baixão de Zé Preto, com troca de todo o mobiliário; bem como a escola do povoado de Angical.

INAUGURAÇÃO DO ESPAÇO COLABORAR

 

Com o objetivo promover a inclusão sociodigital produtiva, a população de Irecê passou a contar com um moderno ambiente de coworking para discussão de ideias, encontros, reuniões, acesso à internet, videoconferências e muito mais. O Espaço, que foi aberto em parceria com o Estado, é uma repaginação dos Tabuleiros Digitais, trazendo mais modernidade e diversidade de serviços.

  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • YouTube

© 2020 por PGP Irecê