Desenvolvimento Econômico

CRIAÇÃO DA SECRETARIA DE INDÚSTRIA E COMÉRCIO

 

Esta foi a única gestão a instituir uma Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Indústria e Comércio), firmando Irecê como Cidade Empreendedora.

1º FESTIVAL GASTRONÔMICO DE CABRITOS E CORDEIROS DE IRECÊ

 

O Festival foi realizado com a presença de Chefs de diversos Estados e a participação de centenas de pessoas, incentivando a cadeia produtiva da caprinovinocultura e gerando renda para a cidade.

ELABORAÇÃO DO CEFIR E CAR

 

O Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (CEFIR) e o Cadastro Ambiental Rural (CAR) dos agricultores familiares do município pôde ser garantido por meio do georreferenciamento dos imóveis, gerando também os cadastros nos sistemas Estadual e Federal. Até o momento, mais de 400 imóveis rurais foram cadastrados.

PROGRAMA DE MICROCRÉDITO

 

R$ 2 milhões concedidos para 500 microempreendedores individuais, via Programa Credibahia, do Desenbahia.

PROGRAMA DE AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS

 

O PAA foi realizado, por meio do Termo Misto de Adesão, consistindo na aquisição de alimentos produzidos por agricultores familiares para doação a famílias em situação/risco de insegurança alimentar e nutricional, atendidas por entidades socioassistenciais do município. O PAA trabalha com valores de aquisição de R$364 mil por execução, beneficiando cerda de 180 agricultores familiares e 10 mil famílias consumidoras.

DESENVOLVIMENTO DO JEPP

 

O Projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos foi realizado em parceria com o Sebrae, levando o ensino do empreendedorismo para 400 alunos do 1º ao 9º ano da Escola Municipal Luiz Viana Filho, no Bairro São Francisco, contribuindo para o crescimento da nota do IDEB da escola, saindo de 2,7 para 5,3.

PRÊMIO PREFEITO EMPREENDEDOR

 

Como fruto do JEPP, Irecê ganhou, na etapa Estadual, o Prêmio Prefeito Empreendedor, sendo selecionado como finalista da etapa Nacional.

 

DESBUROCRATIZAÇÃO DO PROCESSO DE EMISSÃO DE ALVARÁS

 

Por meio do Decreto nº 330/2019, a emissão de Alvarás de funcionamento de empresas foi desburocratizada, totalizando 1.332 emissões através da classificação de risco das atividades econômicas. Dessa forma, passou a ser possível a emissão do alvará on-line em até 24h (com exceção das atividades de Alto Risco). 

GARANTIA SAFRA

 

O Programa foi executado, fortalecendo a agricultura local com a garantia de uma renda mínima ao agricultor familiar que teve frustração de pelo menos 50% da safra de culturas alimentares produzidas em regime de sequeiro. 

APLICAÇÃO DA LEI GERAL DA MICRO E PEQUENA EMPRESA

 

Cerca de 63% das compras públicas governamentais de produtos e serviços passaram a ser efetuadas de micro e pequenas empresas locais, gerando mais desenvolvimento para os pequenos negócios da cidade e consequentemente mais empregos e renda.

MUTIRÃO AGRÍCOLA

 

Por meio de convênio com a SDR/CAR, foi possível preparar o solo de mais de 500 agricultores familiares na safra 2018/2019. O projeto realizou a aração de até cinco tarefas por agricultor, sendo os recursos custeados pelo Governo do Estado (40%), Prefeitura Municipal (40%) e agricultores (20%).

LICITAÇÃO DE PRODUTOS ORGÂNICOS

Como incentivo à Agricultura Familiar, foi instituída uma licitação específica para aquisição de produtos orgânicos para a merenda escolar. 

APLICATIVO “EMPREGA IRECÊ”

 

O App foi desenvolvido para disponibilizar à população informações on-line, de forma democrática, sobre as oportunidades de empregos no comércio local, já com cerca de cinco mil currículos cadastrados.

CIDADE EMPREENDEDORA

 

Com a criação do Projeto “Irecê Cidade Empreendedora”, foi possível incentivar e acelerar os processos de criação de mais de 600 novos empreendimentos na cidade.

  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • YouTube

© 2020 por PGP Irecê